Capítulo de hoje: Eu sou brasileira...

Sim, sou brasileira doente, roxa com bolinhas verdes, mas não sou cega nem alienada pela mídia (e louca o suficiente...rs) pra ir de encontro com as idéias que a maioria anda idolatrando e comemorando por ai.

Não gente, eu não vou falar do jogo contra a ARGH!entina, com direito a gol contra e anulado (que vamos combinar, foi uma delícia!!! rsrsrs). Mas lendo algum dos blogs do meu controle remoto (o do Galinho e o do Limão especificamente) comecei a pensar sobre o assunto, e criando a resposta pra um dos post acabei resolvendo fazer um também.

Apesar de achar que o Rio de Janeiro continua lindo, que o Cristo é um monumento que realmente emociona quando você o visita, acho que ele, mesmo com toda a sua grandeza e magnitude, não seja uma das 7 maravilhas do mundo.

Foi feita toda uma comoção e mobilização nacional para votar no Cristo. Até no extrato bancário vinha no rodapé "Vote no Cristo". Me digam... Pra quê isso? Pra dizermos que não temos igualdade social, não temos estabilidade financeira nem inflacionária, não temos politicos corretos e honestos, engajados em REALMENTE fazer pelo povo e para o povo, mas, porém contudo, todavia entretanto... alegria meu povo!!!! Temos uma das 7 maravilhas do mundo moderno!!! E ninguém vai aparecer pra dizer que também temos um índice altíssimo de analfabetismo, que temos milhares de crianças faltando a escola pra trabalhar e ajudar em casa, que temos milhares de famílias sem emprego nem o que comer em casa, que temos escandalos e políticos corruptos roubando e tirando vantagem em tudo, e quando são pegos, ainda conseguem ser inocentados e saírem de vítimas...

Sinceramente, acho que toda essa "comoção" foi mais uma estratégia pra 'abafar o caso', e mais uma vez fazer o povo esquecer com samba, suor e cerveja o que realmente se esconde debaixo dos sovacos do Cristo.

Então na mesmíssima cidade acontece o tão polêmico Pan do Brasil. Pan, que foi superfaturado, manipulado e muitas outras falcatruas que estão debaixo do tapete. Pan em que o Presidente da República foi vaiado, e quebrando as regras e tradições não abriu oficialmente os jogos. Então me pergunto... Onde estão os milhares de eleitores que o re-elegeram??? Achei as vaias pro Lula mais do que merecidas. Ele estava merecendo faz tempo.... Uma pena que nao pude ver. O Lula declarou que ficou triste, mas não abalado, e disse:"É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença", muita cara de pau...rs E pior ainda foi o FHC dizer que o Lula foi fraco, que se fosse com ele, abriria os jogos de qualquer jeito, na marra se fosse preciso. Ja dizia minha vó.... No dos outros eh refresco...rs

Só acho que as pessoas deveriam aproveitar o tal "espírito do Pan" e ver a emoção nos olhos dos nossos atletlas. Emoção de ver todo um esforço, uma luta recompensada. O Diogo Silva quando conquistou o ouro, chorava ali não pela felicidade do primeiro lugar, mas pela vitória que conseguiu na vida, pela persistência e dedicação que teve mesmo diante das dificuldades e falta de patrocínio, problema que assola e desestimula a grande maioria dos atletas do país. Ou o choro da Bárbara Leoncio, uma menina de 15 anos que se não fosse o apoio que recebeu do Projeto Lançar-se Para o Futuro, do Prof. Paulo Severo, talvez estivesse hoje correndo da polícia, e não numa pista de atletismo.

Podem me chamar de radical se quiserem, mas não dá pra esquecer coisas como essa só porque somos campeões da Copa América sem o time de estrelas e em cima da ARGH!entina (o que foi muuuuuito bom!!!rs), porque o Pan está sendo no Rio ou porque o Cristo é uma Maravilha.... Desculpa, mas não dá... Não tiro o mérito dessas vitórias (algumas com várias irregularidades escussas, mas tudo bem), nem deixei de torcer ou comemorar, mas também não fico vivendo de samba suor e cerveja. Um dia o samba desafina, a cerveja esquenta e a utopia acaba... E aí vai sobrar o quê?

O pior de tudo isso sabe o que é? É morar fora por quase dois anos, voltar cheia de saudades e quando se depara com a realidade ter uma certeza..... O Brasil é uma delícia de país... pra se passar férias, com moeda estrangeira no bolso.... É triste, mas é verdade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: